quarta-feira, 1 de julho de 2009

CJ confirma descidas de Vizela e Gondomar

O Conselho de Justiça da FPF decidiu ontem indeferir os recursos apresentados pelo Gondomar, pelo Vizela e pelos ex-dirigentes José Luís Oliveira e Castro Neves, do Gondomar, e Benjamim Castro, do Vizela, na sequência da decisão da Comissão Disciplinar de condená-los por corrupção. Como o Estrela da Amadora não tem condições para competir nos campeonatos profissionais, abre-se uma vaga na Liga Vitalis. Com a descida do Vizela, ficam duas vagas por preencher, o que significa que a Comissão Executiva da Liga terá de esperar pela resposta do Boavista, convidado pela Liga para participar na Liga Vitalis - embora o presidente Álvaro Braga Júnior pondere essa possibilidade, por enquanto não é oficial -, para posteriormente decidir se mantém Vizela e Gondomar, se convida o Penafiel e o Carregado, finalistas derrotados do play-off da II Divisão em 2008/09, ou se reduz o número de participantes, conforme está previsto no artigo 91.º do Regulamento de Competições. E mais: falta saber ainda se Leixões e Estoril vão cumprir os requisitos até ao final da próxima semana.

"Tivemos de fazer alguns cortes e sabíamos, por isso, que esta seria uma hipótese. Estamos a tratar da situação"

Rui Amaro, director-geral da SAD do Estoril

"Não se fez justiça. Estou triste. Com a despromoção do Estrela, acredito que a Liga vai repor a justiça e convidar-nos para ficar na Liga de Honra. Não fomos condenados à descida, apenas à desclassificação"

Paulo Pinheiro, presidente do vizela

"Estou confiante que voltaremos a jogar na Vitalis. Fico à espera do convite da Liga, uma vez que nenhum regulamento diz que tal não é possível. Mesmo que seja convidado, tenho que arranjar 95 mil euros para pagar multa"

Álvaro Cerqueira, presidente do Gondomar

Cenário 1 Gondomar e Vizela podem continuar

O indeferimento dos recursos do Vizela e do Gondomar por parte do Conselho de Justiça da FPF deixaria, à partida, estes dois clubes sem hipóteses de voltar a jogar na Liga Vitalis. Como entretanto há duas vagas na prova e como, por outro lado, não foram condenados à descida, mas sim à desclassificação, existe a possibilidade de serem convidados pela Comissão Executiva para competirem outra vez no segundo escalão dos campeonatos profissionais.

Cenário 2 Penafiel e Carregado sobem

O outro cenário em equação respeita à possibilidade de a Comissão Executiva da Liga optar por convidar os finalistas vencidos da II Divisão: o Penafiel, campeão da Série A, e o Carregado, vencedor da Série D. Com 14 participantes, esta seria uma forma simples e prática de não alterar o figurino da segunda prova dos campeonatos profissionais. Se, por exemplo, o Boavista acabar por cumprir os pressupostos depois de ser convidado a reentrar nos campeonatos profissionais, tornar-se-ia mais complicado, atendendo a que apenas um destes dois poderia ascender à Liga Vitalis.

Cenário 3 Redução para 14 participantes

O artigo 91.º do Regulamento de Competições determina que, se um clube da Liga Vitalis for punido, por sanção disciplinar, com as penas de desclassificação, baixa de divisão e exclusão, as vagas serão preenchidas pelos clubes que desceram desportivamente; se este ou estes não cumprirem os respectivos requisitos, a Comissão Executiva da Liga pode decidir reduzir o número de participantes do campeonato. O que, neste caso, significaria reduzir para 14. Uma decisão que estará sempre dependente da aceitação ou não do convite feito ao Boavista para competir na Liga Vitalis.


Fonte:Ojogo

1 comentário:

  1. Ja se ouvi falar de uma manifestaçao a porta da liga,
    Penso que o cenario 1, e o mais provavel, pois é uma termenda injustiça o que foi feito.
    As medidas que sao tomadas nao sao para todos iguais.

    ResponderEliminar